CICMAC - Centro Integrado de Capacitação em Metrologia e Avaliação da Conformidade

• Educação quântica

A educação quântica é uma nova metodologia educacional que vem sendo aplicada nos Estados Unidos, em especial pela Universidade SuperCamp, gestora do projeto. O método se baseia nos mesmos princípios da física quântica, ou seja, nada é absoluto, tudo é relativo. O conhecimento precisa ser submetido à prática para que tenha um valor real. Segundo o modelo quântico, toda informação externa precisa antes ser processada internamente pelo aluno antes que venha a se tornar um conceito.

Esta metodologia se baseia em 8 chaves de excelência: integridade, compromisso, falha que conduz ao sucesso, posse, falar com um bom propósito, flexibilidade, descoberta e balanço. Cinco princípios também orientam o processo quântico de educação:

• Tudo fala: Tudo ao seu redor emite informações, transmite uma importante mensagem sobre aprender;
  • Tudo tem um propósito: Tudo que nós fazemos tem como objetivo um propósito;
  • Experiência antes do rótulo: Estudantes tiram suas conclusões e transferem o novo conteúdo para sua memória de longo prazo conectando com o esquema já existente. O aprendizado é mais fácil quando estudantes experienciam as informações em alguns aspectos antes de adquirir o rotulo daquilo que está se aprendendo;
  • Reconhecimento de todo esforço: O reconhecimento do esforço de cada estudante encoraja aprendizados e experimentos;
  • Se vale a pena aprender isto, logo merece ser celebrado: Celebração fornece lembranças do progresso e aumenta a positividade emocional associada com o aprendizado.

Estes princípios motivam o aluno ao aprendizado, a descoberta, a investigação, que são próprios da filosofia. Cada situação passa a ser uma nova oportunidade de aprendizado e professores e alunos começam a aprender mutuamente. A estrutura de funcionamento do método quântico também pode ser dividido em cinco elementos, também conhecidos como ciclos de aprendizado:

• Registrar: O professor captura o interesse, curiosidade e atenção do aluno.
  • Experimentar: Criar ou extrair uma experiência comum, ou selecionar um conhecimento comum o qual todos estudantes podem relatar. A experiência antes do rótulo cria um esquema da construção do novo conteúdo.
  • Aprender e rotular: Estudantes aprende a rotular, pensar habilidades e estratégias acadêmicas. Estudantes adicionam novo conteúdo ao esquema existente.
  • Demonstrar: Dar aos estudantes oportunidades de demonstrar e aplicar seu novo aprendizado.
  • Rever e refletir: Rever estratégias e autorizar o estudante a processar seu novo conteúdo através da reflexão.
  • Celebrar: Reconhecer o aprendizado. Isto fortifica o conteúdo e satisfaz o aprendizado.

Página Inicial | Cursos | Seminários | Palestras | Agenda | Projeto EDUCIRE | Multimídia
Institucional | Mapa do Site | Contato

INMETRO-RS / Todos os direitos reservados