• Teoria das múltiplas inteligências

O cientista norte-americano Howard Gardner propôs que existem várias aptidões para além do raciocínio lógico-matemático. A manifestação da genialidade humana é bem mais específica que generalista, uma vez que poucos gênios o são em todas as áreas. Partindo do mapeamento encefálico, Gardner conclui que há sete tipos de inteligência:

• Lógico-matemática é a capacidade de realizar operações numéricas e de fazer deduções.
  • Linguística é a habilidade de aprender idiomas e de usar a fala e a escrita para atinjir objetivos.
  • Espacial é a disposição para reconhecer e manipular situações que envolvam apreensões visuais.
  • Físico-cinestésica é o potencial para usar o corpo com o fim de resolver problemas ou fabricar produtos.
  • Interpessoal é a capacidade de entender as intenções e os desejos dos outros e consequentemente de se relacionar bem em sociedade.
  • Intrapessoal é a inclinação para se conhecer e usar o entendimento de si mesmo para alcançar os fins.
  • Musical é a aptidão para tocar, apreciar e compor padrões musicais.

Mais tarde, Gardner acrescentou à lista as inteligências Natural (reconhecer e classificar espécies da natureza) e Existencial (refletir sobre questões fundamentais da vida humana) e sugeriu o agrupamento da interpessoal e intrapessoal numa só.

A primeira implicação da teoria das múltiplas inteligências é que existem talentos diferenciados para atividades específicas. O que leva as pessoas a desenvolver capacidades inatas são a educação que recebem e as oportunidades que encontram. Para Gardner, cada indivíduo nasce com um vasto potencial de talentos ainda não moldado pela cultura, o que só começa pelos 5 anos. Segundo ele, a educação costuma errar ao não levar em conta os vários potenciais de cada um. Além disso, é comum que essas aptidões sejam sufocadas pelo hábito nivelador de grande parte das escolas.

Muitas escolas, inclusive no Brasil, se esforçam para mudar seus procedimentos em função das descobertas de Howard Gardner. A maneira mais difundida de de aplicar a teoria das inteligências múltiplas é tentar estimular todas as habilidades potenciais dos alunos quando se está ensinando um mesmo conteúdo. As melhores estratégias, no entanto, são a resolução de problemas.