CICMAC - Centro Integrado de Capacitação em Metrologia e Avaliação da Conformidade

Pesquisa

• Folksonomia

Seguindo o estudo sobre as metodologias educacionais que estão moldando a nova educação nós temos a folksonomia. Proveniente da taxonomia, que tem por objetivo a indexação da informação por categoria como em enciclopédias de pesquisa, a folksonomia se baseia na experiência do usuário. Os rótulos deixaram de ser absolutos e passaram a ser relativos. A informação que antes era pesquisada em pastas nos portais de informação, ou em categorias nos sistemas de busca, agora pode ser localizada no perfil de usuários.

A indexação por tags (etiquetas), permite a qualquer usuário catalogar informações (páginas, vídeos, áudios, imagens, comentários...) através de palavras-chave que tenham relação com idéias que lhe sejam familiares. Ao passo que o usuário vai cadastrando novas informações em uma mesma base, vai se criando relações com termos comuns de forma que palavras-chave com maior incidência ganhem destaque em relação as de menor incidência.

Este processo vai criando um mapa de palavras conhecido como nuvem, onde temos mapeado o "processo mental" do usuário. A principal diferença deste processo em relação à habitual pesquisa por pastas nos tradicionais sistemas de busca, é que a navegação em nuvens de tags de outros usuários enriquece a experiência de pesquisa, considerando que a informação indexada por termos abre a possibilidade a tantos outros caminhos quantas forem as relações de palavras estabelecida pelo usuário. É como se fosse um processo de brainstorm coletivo, onde cada um registra seu mapa semântico (suas impressões), possibilitando associações de idéias que estimulam o processo criativo. Pensar por associação de idéias expande o significado de conceitos e facilita a compreensão de idéias.

Por este motivo que a folksnomia vem se tornando em um novo recurso pedagógico, que possibilita agregar significados conforme a experiência pessoal e colaborar na construção coletiva do conhecimento. A tendência é que muitos aplicativos baseados na internet venham a adotar este sistema, de forma que possamos em muito em breve navegar por teias de associação paralelas que nos permitam expandir o conhecimento em conceito e integrá-lo como idéia.

Página Inicial | Cursos | Seminários | Palestras | Agenda | Projeto EDUCIRE | Multimídia
Institucional | Mapa do Site | Contato

CICMAC - Centro Integrado de Capacitação em Metrologia e Avaliação da Conformidade

INMETRO-RS / Todos os direitos reservados